Tecnociência

DNA sem segredos

Pôr o DNA ao alcance de todos. É esse o objetivo de DNA – Segredos & mistérios (Editora Sarvier), produto dos mais de 25 anos de carreira em genética médica de Solange Bento Farah. A rapidez dos avanços da biologia molecular tornou a primeira edição desatualizada em uma década. Por isso a segunda edição vem completamente revista e ampliada, inclusive com referências a sites relevantes e acessíveis ao público leigo. A disseminação da internet é um dos motivos que levou Solange a reformular o livro, pois “o leitor menos preparado pode afogar-se em um mar de fatos e dados e acabar formulando uma ideia errada do quadro geral”, afirma a autora no prefácio. Com mais de 500 páginas, é uma síntese valiosa que cobre conceitos básicos em genética, avanços que freqüentam a mídia diariamente como clonagem e transgênicos e aspectos éticos da biotecnologia molecular. O texto vem salpicado de exemplos, como a ideia de produzir ovelhas transgênicas que soltem a lã em época determinada, e não precisem ser tosadas, e de um crime solucionado por um exame de DNA que comprovou que os pêlos na jaqueta da vítima pertenciam ao gato de seu namorado.