fisíca

Drones microscópicos controlados por luz

Universidade de WürzburgExemplar de microdrone usado nos experimentos pelos pesquisadores da Universidade de WürzburgUniversidade de Würzburg

Físicos da Universidade de Würzburg, na Alemanha, conseguiram impulsionar um objeto microscópico e controlar com precisão seus movimentos usando apenas luz. Com formato de disco e apenas 2,5 micrômetros de diâmetro, o objeto feito de acrílico tem quatro diminutas antenas de ouro com as quais os feixes luminosos interagem, permitindo a execução dos movimentos. As quatro antenas desempenham a mesma função dos rotores de um drone de quatro propulsores, razão pela qual os pesquisadores apelidaram o objeto de microdrone. Ao incidir sobre as antenas, as partículas (fótons) do feixe de luz exercem uma pequena pressão. Imperceptível para objetos macroscópicos, essa pressão pode causar uma forte aceleração em partículas microscópicas. Usando dois feixes de luz, o grupo do físico Bert Hecht foi capaz de movimentar o microdrone imerso em um meio aquoso na direção vertical e horizontal, além de girá-lo tanto no sentido horário quanto no anti-horário, a depender de quantas e quais antenas eram excitadas. Nos testes, os pesquisadores conseguiram direcionar o microdrone enquanto percorria caminhos complexos (Nature Nanotechnology, 21 de abril). O aprimoramento do controle de objetos microscópicos, segundo os autores, pode ser útil para a montagem de nanoestruturas ou a análise de superfícies com precisão nanométrica.