Imprimir Republicar

PODCAST

Embrapii, meiofauna, formação diversificada e perovskita

• 06:50 Flavia Gutierrez Motta
  • 21:26 Juliana Leme
  • 34:42 Maria de Lourdes Spazziani
  • 43:43 Silvia Fernandes

00:00 / 53:57

Flavia Gutierrez Motta, coordenadora de gestão das duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) sediadas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), explica o modelo de financiamento à inovação adotado em 2014 pela organização.

Túneis fossilizados em rochas retiradas de pedreiras na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, sugerem que organismos complexos surgiram antes da explosão de diversidade do Cambriano, há 540 milhões de anos. A paleontóloga Juliana Leme, professora do Instituto de Geociências da USP, fala sobre essa descoberta.

A bióloga Maria de Lourdes Spazziani, professora do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, conta por que mudar de instituição durante a formação acadêmica pode enriquecer a carreira do pesquisador.

Células solares de perovskita poderão se tornar uma alternativa mais eficiente e barata para a produção de painéis fotovoltaícos. A química Silvia Fernandes, do Instituto de Química da Unesp em Araraquara, explica como elas funcionam.

Programação musical:
Tom Jobim – Trem de Ferro
Dalva de Oliveira – Estão voltando as flores
Djavan – Oceano