Estratégias

Empresa amplia negócios da genômica

Acaba de vir à luz – com o apoio da Votorantim Ventures, companhia de capital de risco do grupo Votorantim – a CanaVialis, empresa gestada nos laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Formada por cinco sócios, todos com mais de 30 anos de experiência no melhoramento genético da cana-de-açúcar, a CanaVialis, vai utilizar a genômica e a biotecnologia para desenvolver novas variedades de cana e otimizar as já existentes.

A empresa, junto com seus clientes, fará diagnóstico da estrutura de produção e, após a identificação da variedade apropriada, elaborará plano multianual específico para cada propriedade. As pesquisas se desenvolverão no laboratório de biologia molecular e fitopatologia da empresa, localizado em Campinas. Três estações experimentais localizadas em São Paulo servirão de base para produção de mudas e melhoramento genético.

Os sócios da empresa – Sizuo Matsouka, Hideto Arizono, Antonio Carlos Gheller, Yodiro Masuda e Eder Antonio Giglioti – participaram do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, iniciado na década de 70, e integraram o Instituto de Açúcar e do Álcool (IAA)/Planalsucar. Giglioti esteve na equipe responsável pelo seqüenciamento da Leifsonia Xyli subsp Xyli, apoiado pela FAPESP. Eles vão liderar um grupo de 25 pesquisadores capacitados em biologia molecular, fitopatologia e manejo varietal.