Imprimir PDF Republicar

eletricidade com etanol

Energia elétrica com etanol

itaipu binacionalProtótipo da Itaipu: motor e bateriasitaipu binacional

Um ônibus elétrico híbrido que funciona a etanol e com um sistema de baterias foi produzido pela Itaipu Binacional e por uma série de empresas brasileiras e uma suíça. É um protótipo com motor a combustão movido a etanol que fornece energia mecânica a um gerador elétrico responsável por fazer funcionar, junto com as baterias, os motores elétricos de tração do veículo. Quando o ônibus está parado, em descidas ou em velocidade com pouca aceleração, o sistema de gerenciamento transfere a energia do motor para recarregar as baterias de sódio, que também são abastecidas em tomadas de 220 volts. Nas frenagens, parte da energia cinética gerada se transforma em outra opção de recarregamento. As baterias sozinhas podem ser responsáveis pela autonomia, quando o veículo atinge a distância máxima de 60 quilômetros. Elas são fabricadas pela empresa suíça FZ-Sonick e o motor flex pela Mitsubishi do Brasil. A coordenação técnica e montagem foram feitas pela Itaipu e pela paulista Eletra. Os geradores e motores elétricos são da catarinense WEG, a carroceria da paranaense Mascarello e o chassi da gaúcha Tutto Transporti.

Republicar