Mundo

Energia sem fios

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, conseguiram enviar energia elétrica de um ponto a outro de uma sala e acender uma lâmpada de 60 watts, sem usar nenhum fio ou cabo. Na experiência, que teve a participação do físico brasileiro André Kurs, duas bobinas de cobre, uma ligada à rede elétrica e a outra à lâmpada, fizeram o papel de transmissores. A bobina envia a energia e forma um campo magnético que oscila a uma determinada freqüência. Como as duas bobinas são desenhadas para reverberar na mesma freqüência, o campo magnético induz uma corrente na bobina receptora, acendendo a lâmpada.

Agora os pesquisadores têm como desafio aumentar a distância entre as bobinas sem prejudicar a transmissão de energia. Eles também precisam melhorar a eficiência da transmissão, porque de cada 100 watts enviados pela bobina emissora apenas 55 chegam à receptora. Quando o sistema for aperfeiçoado, será possível carregar, simultaneamente, as baterias de vários aparelhos.