Guia Covid-19
Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Ensino da evolução, ônibus sustentáveis e espécies extintas

Programa veiculado no dia 20 de novembro de 2015

No programa desta semana, o professor Nélio Bizzo, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), conversa sobre um  levantamento feito em parceria com a Universidade de Pádua, na Itália, que comparou a educação científica de estudantes do ensino médio brasileiros e italianos e seu conhecimento sobre a teoria da evolução. O estudo sugere que a precária formação científica dos estudantes do país os leva a recorrer a sua bagagem cultural e religiosa para explicar a evolução dos seres vivos e a origem da espécie humana. Isso não se observa entre os italianos, que recebem uma educação científica mais sólida.

O engenheiro Wanderlei Marinho, membro do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE, na sigla em inglês), fala sobre o Dual Bus, um ônibus que funciona como trólebus, veículo elétrico ou híbrido mantido por baterias recarregadas por um pequeno motor a diesel.

Ainda nesta edição, o paleontólogo salvadorenho Juan Carlos Cisneros, do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comenta a descoberta de fósseis de duas espécies de anfíbios e uma de réptil encontrados na Bacia do Parnaíba, entre os estados do Piauí e Maranhão, que estão ajudando pesquisadores a entender as formas de vida que habitaram a região há 270 milhões de anos.

Programação musical:
Inclassificáveis – Arnaldo Antunes, Chico Science e Nação Zumbi
Homem Primata – Titãs
Cantiga do Sapo – Jackson do Pandeiro
Aquarela – Toquinho

Apresentação: Fabrício Marques e Marcos Oliveira
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

[audio:http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/11/Pesquisa-Brasil-20-de-novembro.mp3]
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar