Enzimas

Enzimas para biocombustíveis

Novozymes

Capim torna-se alternativa viávelNovozymes

Elevar a produção de biocombustíveis, tornando o processo mais eficiente, e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção. Esses são os principais objetivos da parceria estabelecida entre a empresa Ceres, dos Estados Unidos, produtora de culturas agrícolas com objetivo energético, e a Novozymes, da Dinamarca, fabricante de enzimas industriais. O acordo, firmado no final de maio, prevê que as duas empresas irão intensificar pesquisas visando ao desenvolvimento de variedade de plantas e coquetéis de enzimas mais eficazes para produção de biocombustível a partir da celulose de várias culturas. Segundo comunicado divulgado pelas empresas, as culturas energéticas, como sorgo, miscanto e um capim chamado de switchgrass, têm um papel importante a desempenhar no futuro mix de energia sustentável do mundo. Os pesquisadores da Ceres planejam desenvolver variedades de plantas que possam ser mais facilmente degradadas pelas enzimas das Novozymes. As companhias trabalharão inicialmente para identificar os melhores coquetéis de enzimas para o biorrefino dos produtos de sementes de switchgrass comercial da Ceres.