mundo

Equívocos na terra do Big Ben

Eles têm pose, pompa e uma rainha, além da famosa fleuma britânica, que tudo cobre com um véu de distanciamento. Mas algo destoa nesse reino: o conhecimento científico da população do Reino Unido deixa muito a desejar. Pesquisa promovida pelo Instituto de Física (IoP) mostrou que 98% dos adultos britânicos ignoram do que é feito o núcleo de um átomo. Só 2% dos 504 entrevistados (232 homens e 272 mulheres) acertaram a resposta: os constituintes básicos de toda a matéria do Universo são os quarks. Para 31,3%, o núcleo atômico é formado por elétrons (partículas que, na verdade, orbitam o núcleo), 10,2% acreditam que é por prótons (sim, o núcleo é formado por prótons, mas há também os nêutrons). Dos entrevistados, 1,2% simplesmente confundiu átomos com células e disse que o DNA é que ocupa o núcleo atômico. Os organizadores da pesquisa, conduzida pela Nems Market Research, mostraram-se preocupados porque a energia nuclear gera quase um quarto da eletricidade utilizada no Reino Unido e fornece isótopos para cerca de 27 mil exames médicos diários.