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Especial Biota Educação II

Biota Educação II aborda a diversidade biológica do pampa

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O fogo e a pecuária têm desempenhado papel importante na manutenção da diversidade biológica do pampa. Estranho? Pois essa concepção pouco habitual de conservação ambiental foi o destaque do segundo encontro do Ciclo de Conferências Biota-FAPESP Educação, realizado em São Paulo no dia 21 de março. De acordo com os biólogos Márcio Borges Martins e Ilsi Iob Boldrini, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Eduardo Eizirik, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), essas duas formas de interferência humana, quase sempre agressivas à biodiversidade local, se bem manejadas, podem contribuir para conservar a vegetação campestre do sul do país, contendo, por exemplo, a invasão de vegetação florestal e o adensamento de plantas lenhosas na região.

Para saber mais, confira no vídeo a seguir o resumo das palestras dos pesquisadores, que trataram também da origem, evolução e diversidade da vegetação e da fauna de vertebrados do pampa, além das principais ameaças à sua conservação. O Ciclo de Conferências Biota-FAPESP Educação é uma iniciativa do Programa Biota-FAPESP, em parceria com a revista Pesquisa FAPESP. As palestras se estenderão até o mês de novembro e irão tratar dos conceitos, dos desafios e das principais ameaças relacionadas aos seis biomas brasileiros: pampa, pantanal, cerrado, caatinga, mata atlântica e Amazônia, além dos ambientes marinhos e costeiros e da biodiversidade em ambientes antrópicos urbanos e rurais. O objetivo é apresentar o estado da arte do conhecimento científico gerado no âmbito do Biota-FAPESP ao longo de seus 13 anos de modo a melhorar a qualidade da educação científica e ambiental de professores e alunos do ensino médio do país.

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