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Educação, ciência e sociedade

Especial: Educação, ciência e sociedade

As recentes mudanças nas administrações públicas federal e estaduais, garantidas pelas eleições de outubro, criaram um clima altamente propício para o debate aprofundado de temas cruciais para o desenvolvimento do país. Crescimento econômico, modelos de inserção na economia mundial, distribuição de renda, combate à fome e à exclusão social, difusão da justiça, combate à violência e à corrupção tornaram-se expressões assíduas nas discussões de brasileiros, de todos os níveis e formações, que mantêm viva a esperança de que é possível fazer deste país um lugar melhor para a vida de todos os seus milhões de habitantes. E a mantêm a despeito de todos os constrangimentos, dos formidáveis obstáculos nacionais e internacionais que a isso interpõe “um mundo globalizado, cuja essência filosófica é a do pragmatismo”, como bem lembra o presidente da FAPESP, Carlos Vogt.

Pesquisa FAPESP pretende contribuir para esse debate em curso no país e o faz, nesta edição, por meio de reflexões em torno de um tema – a relação entre educação, ciência e desenvolvimento – que de certa forma está no cerne das discussões políticas, econômicas, sociais e culturais que se difundem hoje pelo país. Os autores dos seis artigos que compõem esse encarte são especialistas com total autoridade para tratar do tema, até em razão das funções públicas que exercem e que os comprometem, exatamente, com políticas e ações de educação, ciência e desenvolvimento.

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