mundo

Esterilização elimina agentes biológicos

Os agentes biológicos que se disseminam pelo ar, como antraz, gripe, síndrome respiratória aguda grave (Sars) e tuberculose, agora podem ser eliminados em minutos. Uma equipe da Universidade de Buffalo, dos Estados Unidos, criou um equipamento, denominado BioBlower, que destrói os organismos tóxicos ao aquecer rapidamente o ar contaminado. O aparelho pode ser usado como unidade portátil de esterilização no caso de ataque biológico ou mesmo ser instalado em sistemas de ar de edifícios e ativado assim que toxinas sejam detectadas.

“O BioBlower destrói agentes biológicos esterilizando o ar”, explica Jim Garvey, professor de Química da Universidade de Buffalo. O ar é rapidamente comprimido e aquecido entre 200 e 250 ºC, depois é expandido e esfriado antes de ser devolvido ao ambiente. O aparelho simplesmente reduz os microorganismos a cinzas, comparou o pesquisador.

Numa série de testes, o equipamento destruiu 99,9% dos esporos (células reprodutivas) do Bacillus globicii (Bg), bactéria que simula o antraz. “Esporos de Bg são o grande referencial dos biotestes”, afirma Garvey. “Agora que conseguimos eliminar completamente uma bactéria tão difícil, podemos matar qualquer outra toxina biológica aérea.” Segundo o pesquisador, o aparelho está um passo à frente em relação ao sistema existente: filtros usados para capturar os esporos disseminados pelo ar, que têm de ser trocados com freqüência, armazenados com cuidado e destruídos.