Imprimir Republicar

Boas práticas

Estudo falho

A revista Humanities and Social Sciences Communications, de editora Springer Nature, anunciou a retratação de um artigo que analisava um conjunto de estudos publicados entre 2003 e 2022 sobre robôs sexuais e fazia considerações sobre o uso ético dessas máquinas na indústria do sexo. Um dos problemas do paper é que ele incluía uma lista de 10 autores responsáveis pelo maior número de artigos sobre robôs projetados para oferecer companhia ou satisfação sexual. No entanto, segundo uma análise divulgada pelo site Retraction Watch, sete deles são pesquisadores de robótica que não estudam o tema. Os demais são um cardiologista, um especialista de prótese dentária e um pesquisador cuja existência não pôde ser averiguada.

Quem alertou para o problema e pediu a retratação do artigo foi um pesquisador mencionado no artigo como especialista em robôs sexuais, que diz nunca ter trabalhado com o tema. Ele pediu para não ter o nome revelado, temendo reforçar ainda mais seu vínculo com o assunto em ferramentas de busca na internet. O artigo foi retratado no dia 7 de outubro, mas ainda em setembro ele foi retirado do ar no site da revista. “Dado o contexto, o acesso ao artigo foi removido assim que fizemos uma avaliação inicial”, disse ao Retraction Watch o editor-chefe da revista, Gino D’Oca.

De acordo com a nota de retratação, “a análise bibliométrica empregou termos de pesquisa e fórmulas inadequados, afetando os resultados sobre a área de pesquisa, incluindo autores e periódicos individuais”. Entre as discrepâncias identificadas, o paper informava que a revista IEEE Transactions on Robotics havia publicado 30 artigos sobre robôs sexuais, mas não foi possível encontrá-los usando as ferramentas de busca da publicação. Yan Thang e Na Zhang, pesquisadores de gestão da informação da Escola de Oficiais de Polícia de Anhui, na China, e Shen Liu, do Departamento de Psicologia, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Agrícola de Anhui, autores do paper, concordaram com a retratação.

Republicar