combustível

Etanol de algas

80-81_LinProd Mundo_153As cianobactérias, também chamadas de algas-azuis, são uma das matérias-primas de interesse comercial para produção de etanol. Uma pesquisa conduzida pelo professor Pengcheng Patrick Fu, do Departamento de Bioengenharia e Biociência Molecular da Universidade do Havaí, resultou na obtenção do combustível em um biofotorreator a partir de cianobactérias geneticamente modificadas, técnica já patenteada. Uma das modificações feitas pelo pesquisador no DNA desses organismos celulares refere-se a um gene que responde à luz e produz etanol. Nos testes foram utilizados fotorreatores em sistema fechado com luz solar e luz artificial para avaliar a produtividade das cianobactérias, que apresentam ao mesmo tempo características de bactérias e de algas e realizam fotossíntese como as plantas superiores. As melhores respostas foram obtidas com luz solar e dióxido de carbono, composto essencial para a realização da fotossíntese. Nos períodos sem insolação, nutrientes à base de açúcar foram acrescentados à água das cianobactérias. A separação do etanol é feita por uma membrana especialmente desenvolvida para o processo. A próxima etapa é preparar uma biofábrica experimental de algas na Universidade de Pequim, na China.