Paisagens com formato panorâmico mostrando as manifestações políticas no Rio de Janeiro nos últimos anos e a procissão do Círio de Nazaré, em Belém (PA), compuseram o ensaio Fluxos / Contrafluxos, do fotógrafo carioca Luiz Baltar, ganhador do primeiro lugar na categoria Arte do Prêmio FCW. “Incorporei nesse ensaio experimentações visuais que venho desenvolvendo há algum tempo, juntando duas, três ou mais imagens em múltiplos ângulos”, conta. A maioria das fotos utilizadas foi feita no centro do Rio, na zona norte, nas favelas da Maré, Manguinhos, Metrô Mangueira e também em Belém, no Pará.
O segundo lugar foi ganho por Tiago Coelho, de Porto Alegre, com Balneário Alegria, que retratou a cidade de Guaíba (RS) e sua grande fábrica de celulose. A terceira colocação coube a Inês Bonduki, de São Paulo, com Linha Vermelha, que articula dois ensaios, um realizado no interior de vagões de metrô da capital paulista e outro em que registrou sessões de uma forma de dança criada na década de 1970 chamada Contato Improvisação. Os três ensaios estão nesta e nas páginas seguintes.
A atual edição do Prêmio FCW recebeu, pela primeira vez, trabalhos de fotógrafos de todos os estados brasileiros. A região Sudeste foi a que teve o maior número de inscritos, 655, seguida pela Sul, 132, Nordeste, 112, Centro-Oeste, 54, e Norte, 29. Acre, Rondônia e Roraima tiveram ao menos um ensaio concorrendo. A quantidade de trabalhos recebidos pela FCW foi recorde da premiação: 982.
***
1º lugar
Fluxos/Contrafluxos
Luiz Baltar
“Todas as imagens deste ensaio foram construídas usando múltiplas fotos, na forma de documentário imaginário, em formato panorâmico, que retratam os eventos políticos que incendiaram o Rio nos últimos anos”, explica Luiz Baltar. Na edição, as imagens capturadas foram divididas, achatadas, alongadas e repetidas.