Imprimir Republicar

Estratégias

Experimento no espaço

O diretor presidente e o diretor científico da FAPESP, professores Francisco Romeu Landi e José Fernando Perez, estarão em Cabo Canaveral, Flórida, no início de abril, para assistir ao lançamento no espaço do primeiro experimento científico brasileiro a bordo do ônibus espacial Columbia, da Nasa, na missão STS-83. A data marcada para o lançamento é 3 de abril, mas ela está sujeita a alterações por razões meteorológicas.

O experimento – cristalização em ambiente de microgravidade – se insere num projeto temático financiado pela FAPESP (R$180 mil) e coordenado pelo professor Glaucius aliva, do Instítuto de Física da USP em São Carlos. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de novas drogas para o tratamento de doenças infecciosas parasitárias, em particular a Doença de Chagas.

No espaço, com a gravidade praticamente ausente, vai se tentar o crescimento de melhores cristais de uma proteína do Tripanosoma cruzi (agente causador da doença), capazes de indicar o caminho para um medicamento mais potente e causador de menos efeitos colaterais contra o mal de Chagas.