Tecnociência

Experimentos testados a 550 km

O foguete VS-30, que será lançado ainda este ano da base de Alcântara, no Maranhão, vai levar a bordo projetos científicos de universidades e instituições de pesquisa para serem testados em ambiente de microgravidade. Os experimentos têm o objetivo de analisar processos físicos, químicos e biológicos difíceis de serem observados sob a influência da gravidade terrestre. O foguete permanecerá em ambiente de microgravidade por cerca de 240 segundos, podendo atingir 550 quilômetros de altitude.

Os equipamentos para realização dos experimentos do Projeto Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB), foram submetidos com sucesso aos primeiros ensaios ambientais, realizados no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP). Inicialmente programado para seis projetos científicos, o VS-30 poderá levar até oito experimentos. Entre eles estarão o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai testar microtubos de calor para controle térmico de componentes eletrônicos de satélites.

Já a pesquisadora Vera Maura Fernandes de Lima, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que trabalha com modelos de auto-organização do cérebro, quer comparar os resultados obtidos em vôo parabólico com os do foguete. Ela vai avaliar os efeitos da falta de gravidade na propagação de ondas excitáveis do cérebro (veja reportagem na edição 74 de Pesquisa FAPESP).