Tecnociência

Falsificação identificada

Técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) consegue identificar com precisão, em cerca de um minuto, adulteração em produtos como perfumes, vinhos, óleos, combustíveis e medicamentos. Uma das vantagens em comparação com os métodos convencionais é que ela dispensa a etapa de preparação de amostras, o que demanda tempo. Em alguns casos essa fase pode demorar de três  a quatro horas. Um equipamento, chamado spray sônico de ionização, é utilizado para retirar algumas partículas das amostras, que são então analisadas pelo espectrômetro de massas do laboratório do Instituto de Química da Unicamp. “É possível saber exatamente a massa molecular correspondente a cada composto analisado e, dessa forma, identificar com clareza as substâncias contidas nos produtos analisados”, diz Rodrigo Catharino, vinculado ao grupo coordenado pelo professor Marcos Nogueira Eberlin, que tem como pesquisadores Regina Sparrapan e Renato Haddad, responsável pelo desenvolvimento do novo método. Em algumas amostras de perfumes falsificados os pesquisadores encontraram até condicionador de cabelo no lugar de óleos essenciais e matérias-primas nobres. A técnica, que está em fase de depósito de patente, foi validada com medicamentos. Foram analisados nove tipos diferentes, entre eles antiinflamatórios e anticancerígenos.