Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Cavernas brasileiras abrigam animais de aparência insólita

Programa veiculado no dia 17 de outubro de 2014

Nesta edição do Pesquisa Brasil, o biólogo Rodrigo Lopes Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, fala sobre um amplo levantamento de cavernas de todo o Brasil com o objetivo de estudar as espécies que vivem nelas. Ao longo da entrevista, o biólogo descreve animais de aparência insólita e com recursos inusitados.

Também nesta edição, o astrômono Othon Winter, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, interior de São Paulo, explica como o planeta Marte se formou, e por que sua massa deveria ser tão grande quanto a do planeta Terra.

Já o ecólogo José Luis Camargo, coordenador científico do projeto Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), fala sobre um estudo recente que mostra como as lianas (trepadeiras que se enrolam nas árvores) estão remodelando algumas florestas da Amazônia. Há mais de 30 anos o PDBFF monitora a evolução de mais de mil quilômetros quadrados de florestas fragmentadas e contínuas na Amazônia.

Programação Musical:
Miriam Makeba – African Sunset
Luiz Gonzaga – Forró no escuro
Dançando no escuro – Marku Ribas e Curumim
Maurício Pereira e Selton – Pra Marte
Chico Buarque – Nicanor

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/10/PESQUISA-BRASIL-17-OUTUBRO-FAUNA-DAS-CAVERNAS.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3