Tecnociência

Feixe de elétrons elimina resíduos

Uma nova tecnologia que elimina resíduos e microorganismos de efluentes industriais e residenciais está próxima de ser concluída no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Trata-se do bombeamento de feixes de elétrons para destruir compostos químicos indesejáveis como benzeno, tolueno, corantes e outros produtos, além de eliminar vírus e bactérias existentes na água e no lodo não mais utilizados.

A destruição ocorre com a energia desprendida por um acelerador de elétrons que reduz e degrada rapidamente as moléculas dos poluentes. “Com isso, a água dos efluentes pode ser reaproveitada na própria indústria ou em qualquer estação de tratamento sem a necessidade de produtos químicos”, afirma a pesquisadora Maria Helena Sampa, chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Tecnologia das Radiações do Ipen.

Os pesquisadores esperam agora a possibilidade de implantar uma planta de demonstração dentro de uma unidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa é um dos agentes financiadores do projeto junto com a Agência Internacional de Energia Atômica, Comissão Nacional de Energia Nuclear e CNPq, além de diversas indústrias paulistas.