tecido acústico

Fibras acústicas

MIT

Material vibra e produz somMIT

Fibras que podem detectar e produzir sons foram desenvolvidas por pesquisadores do Laboratório de Eletrônica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Elas podem ser empregadas na fabricação de roupas para captação de voz ou do som ambiente, de maneira semelhante a sensíveis microfones, ou no monitoramento de funções corporais. O coração das novas fibras acústicas é o mesmo tipo de plástico usado em microfones. O pulo do gato da tecnologia é o conteú­do de flúor do plástico. Os pesquisadores conseguiram fazer com que as suas moléculas fossem assimétricas – com átomos de flúor alinhados de um lado e átomos de hidrogênio do outro – mesmo durante o processo de aquecimento e transformação do material bruto em fibra. Essa assimetria das moléculas torna o plástico piezoelétrico, o que significa que ele muda de forma quando um campo elétrico é aplicado sobre ele. Quando conectadas a uma fonte de alimentação e aplicada uma corrente alternada, elas vibram e produzem sons em frequências audíveis.