Mamona

Filtro verde remove metal

O pó das folhas de mamona (Ricinus communis) foi usado com sucesso como filtro para remover metais pesados de águas de efluentes industriais. O experimento foi realizado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) na cidade de Araraquara.“A mamona é rica em proteína e por isso é usada na alimentação animal. Ao analisarmos essas proteínas pensamos em usar como filtro e acabou dando certo”, diz Gustavo Castro, professor do IB-Unesp e coordenador do estudo que contou também com pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). “As folhas secas e moídas da planta, depois de lavadas em água e álcool, foram capazes de adsorver cádmio, chumbo, mercúrio, cobre e zinco”, revela Castro, que publicou um artigo científico sobre o experimento na revista Applied Surface Science (julho de 2013). O processo de adsorção significa neste caso que os metais ficaram retidos na superfície do filtro de mamona por meio de uma interação química. A única exigência do novo filtro é que o pH da água esteja em 6, o que pode ser feito facilmente com produtos químicos. Além de ser um material simples e de baixo custo, ele também pode ser reutilizado por até 18 vezes, e por ser orgânico é de fácil descarte.