Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Finep premia inovação nacional

Uma empresa do Rio Grande do Sul, duas de São Paulo, uma do Ceará e um instituto de pesquisa do Paraná receberam o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2003, depois de concorrer com 335 inscritos de todo o país. Na categoria Produto, a gaúcha Eberle ficou com o primeiro lugar pelo desenvolvimento de uma motobomba silenciosa, com apenas 5 decibéis de ruído acima do som ambiente. Por ser refrigerada a água, e não a ar, como as convencionais, pode ser instalada em ambientes sem ventilação.

O Grupo Sabó, de São Paulo, recebeu o prêmio na categoria Processo com uma tecnologia de tratamento superficial de discos de PTFE, espécie de polietileno, por meio de plasma, que é um gás ionizado. Essas peças são usadas em sistemas de vedação na indústria automobilística. A cearense Polymar, que atua no setor de alimentos funcionais e suplementos alimentares, foi a vencedora na categoria Pequena Empresa por ter investido, no ano passado, 12% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

A empresa tem nove patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Smar, de São Paulo, fabricante de instrumentos para controle de processos da indústria açucareira e de outros setores, foi a escolhida na categoria Grande Empresa. Já o primeiro posto entre as instituições de pesquisa coube ao Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, do Paraná, cujas atividades estão direcionadas para a área de energia e indústria, com foco nos setores eletroeletrônico e automobilístico.

Republicar