Ricardo Galvão, coordenador do Laboratório de Física de Plasmas da USP conta como pesquisadores do Instituto de Física da USP e da empresa paulistana Politron desenvolveram um novo amplificador de ondas de rádio de alta frequência que deverá funcionar no principal laboratório de fusão nuclear controlada da atualidade, o Joint Europeu Torus (JET), ou Conjunto Toro Europeu.
Também nesta edição, o astrofísico Ricardo Schiavon, professor da Universidade John Moores de Liverpool, na Inglaterra, mostra o que são aglomerados globulares, os mais antigos sistemas estelares ainda existentes na Via Láctea e em outras galáxias, com idade entre 12 e 10 bilhões de anos. Até o final da década passada, os astrofísicos de todo o mundo acreditavam que as estrelas de um aglomerado teriam se formado de uma só vez, e basicamente com a mesma composição química. Em artigo publicado na Astrophysical Journal Letters , Ricardo Schiavon e colegas dos Estados Unidos e do Canadá propuseram que a relação entre a composição química e a massa dos aglomerados pode ajudar a solucionar o mistério da formação desses sistemas.
Para encerrar o programa, o professor Michel de Mahiques, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), apresenta estudo que busca confirmar a hipótese de que mudanças climáticas ocorridas na América do Sul há quase seis mil anos podem ter alterado a influência e a descarga de sedimentos do Rio da Prata no Oceano Atlântico.
Programação Musical
Meu mundo é hoje – Teresa Cristina
Odeon – Quinteto Villa-Lobos
Velho Realejo – Yamandú Costa e Dominguinhos
Gostava tanto de você – Tim Maia
Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!
Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil