Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Brasileiros contribuem com a montagem do maior laboratório de fusão nuclear

Programa veiculado em 20 de dezembro de 2013

Ricardo Galvão, coordenador do Laboratório de Física de Plasmas da USP conta como pesquisadores do Instituto de Física da USP e da empresa paulistana Politron desenvolveram um novo amplificador de ondas de rádio de alta frequência que deverá funcionar no principal laboratório de fusão nuclear controlada da atualidade, o Joint Europeu Torus (JET), ou Conjunto Toro Europeu.

Também nesta edição, o astrofísico Ricardo Schiavon, professor da Universidade John Moores de Liverpool, na Inglaterra, mostra o que são aglomerados globulares, os mais antigos sistemas estelares ainda existentes na Via Láctea e em outras galáxias, com idade entre 12 e 10 bilhões de anos. Até o final da década passada, os astrofísicos de todo o mundo acreditavam que as estrelas de um aglomerado teriam se formado de uma só vez, e basicamente com a mesma composição química. Em artigo publicado na Astrophysical Journal Letters , Ricardo Schiavon e colegas dos Estados Unidos e do Canadá propuseram que a relação entre a composição química e a massa dos aglomerados pode ajudar a solucionar o mistério da formação desses sistemas.

Para encerrar o programa, o professor Michel de Mahiques, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), apresenta estudo que busca confirmar a hipótese de que mudanças climáticas ocorridas na América do Sul há quase seis mil anos podem ter alterado a influência e a descarga de sedimentos do Rio da Prata no Oceano Atlântico.

Programação Musical
Meu mundo é hoje – Teresa Cristina
Odeon – Quinteto Villa-Lobos
Velho Realejo – Yamandú Costa e Dominguinhos
Gostava tanto de você – Tim Maia

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/12/Pesquisa-Brasil-66-Rio-da-Prata1.mp3]