Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Físicos, mulheres prejudicadas na carreira

Apenas 6% dos físicos, nos Estados Unidos, são mulheres. Ainda assim, sua ascensão na carreira tem se revelado dolorosamente lenta. Por quê?, pergunta um editorial da Nature de 25 de março passado. A resposta, pelo menos em parte, consta do relatório de uma pesquisa realizada para a Comissão sobre a Situação de Mulheres na Física da American Physical Society e apresentada naquela semana na reunião anual da sociedade, em Atlanta, Georgia. Segundo o estudo, coordenado por Laurie McNeil, da Universidade da Carolina do Norte, e Marc Sher, do College of Wil-liam and Mary, na Virgínia, ser parte de um casal de físicos pode representar um obstáculo crítico ao progresso da mulher na carreira.

E há um grande número de físicas casadas com físicos, ou seja, 45% delas, enquanto apenas 6% dos físicos são casados com colegas de profissão. Isso as coloca com freqüência na delicada situação de ter de procurar emprego junto com o marido, numa área onde a disponibilidade de vagas não é das melhores. E o resultado é que sua situação profissional termina sendo afetada. Em levantamento feito no ano passado junto a 620 casais de cientistas, sendo sempre um dos parceiros um físico, nada menos que 60% dos entrevistados disseram que um dos parceiros foi obrigado a aceitar um emprego científico de nível mais baixo, um emprego fora da área científica ou a ficar sem emprego, dada a dificuldade que tiveram para encontrar dois postos científicos no mesmo local.

Parte dos casais relatou que havia sido menos considerado ou absolutamente desconsiderado para postos de trabalho, quando tornava-se claro que constituía um casal de cientistas da mesma área. As normas contra nepotismo são, freqüente e incorretamente, invocadas como motivo para uma instituição não se dispor a ajudar os cônjuges a encontrar emprego ali. Chamou particularmente a atenção das pesquisadoras algumas atitudes sexistas que lhes foram relatadas e que elas acreditavam já haver desaparecido. Por exemplo, um empregador em potencial disse a um candidato que sua parceira “não devia estar mesmo trabalhando”.

Republicar