Imprimir Republicar

paleobotânica

Florestas consumidas pelo fogo na Antártida

Jorge de Lima, F; et al. Polar Research. 2021. Fragmento de carvão com tamanho semelhante a uma moeda é resquício de ancestral das araucáriasJorge de Lima, F; et al. Polar Research. 2021.

Por volta de 75 milhões de anos atrás, grandes incêndios queimaram florestas no mundo todo, inclusive de áreas do continente que se tornaria conhecido como Antártida. Amostras de carvão escavadas em 2015 e 2016 por pesquisadores brasileiros na ilha James Ross, no noroeste do continente gelado, são as evidências mais contundentes de que a Antártida não escapou do fogo – provavelmente causado por raios ou vulcanismo – no período Cretáceo. Naquela época, América do Sul, África e Antártida estavam terminando de se separar e vastas queimadas varreram o planeta. Havia fartas evidências disso no hemisfério Norte, mas quase nada para a região austral do planeta. Flaviana Jorge de Lima, paleobotânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e seus colaboradores analisaram duas amostras de carvão ao microscópio eletrônico e, por suas características morfológicas, concluíram que pertenciam a uma espécie primitiva de conífera da família das araucárias (Polar Research, 20 de outubro).