Fogo

Fogo no Butantan

laurabeatrizUm incêndio no Prédio das Coleções do Instituto Butantan no mês passado, em São Paulo, destruiu 82 mil espécimes de serpentes e cerca de 450 mil aranhas e escorpiões reunidos por pesquisadores e colaboradores nos últimos 120 anos. A coleção científica herpetológica (serpentes) era a maior e a mais importante do mundo. Desconfia-se que uma pane elétrica tenha causado o incêndio. “Essa tragédia para a ciência brasileira deve ser usada para salvar as coleções biológicas do Brasil, que estão todas em prédios antigos e inadequados”, diz Francisco Franco, curador da coleção. “Se o incêndio tivesse acontecido no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, os danos seriam ainda maiores porque temos 10 milhões de exemplares depositados”, afirma o diretor da instituição, Hussam Zaher. O mesmo vale, de acordo com ele, para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), de Belém, e para o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Essas são as instituições que têm as mais importantes coleções biológicas do país”, diz Zaher.