Efeito estufa

Fonte de fumaça

Cyrus Read / US Geological SurveyGigante ativo: vulcão Shishaldin, no AlascaCyrus Read / US Geological Survey

Semanas atrás um vulcão do Chile liberou uma impressionante quantidade de gases e poeira que cobriu os carros e fez os aviões permanecerem em terra. Os seres humanos, porém, produzem muito mais gases do que as mais espetaculares erupções vulcânicas. Em três a cinco dias, as atividades humanas geram a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que os vulcões produzem no mundo em um ano (Eos, junho 2011). Terrance Gerlach, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, verificou que os vulcões liberam de 100 milhões a 500 milhões de toneladas de CO2 por ano e as atividades humanas, 35 bilhões de toneladas. O efeito da ação humana sobre o clima pode ir além. Valendo-se de modelos climáticos computacionais, pesquisadores da Universidade Stanford, Estados Unidos, concluíram que as áreas tropicais e o hemisfério Norte devem sofrer elevação intensa e permanente das temperaturas nos próximos 20 anos, tornando os verões e invernos mais quentes, se a concentração de gases do efeito estufa continuar a aumentar (Climate Change Letter, junho de 2011).