Nanotecnologia

Forma de pinheiro

UNIVERSIDADE DE WISCONSIN-MADISON Nanoárvore; estruturas resistentes e finasUNIVERSIDADE DE WISCONSIN-MADISON

Já faz algum tempo que os pesquisadores sabem como pro­duzir nanofios, estruturas altamente resistentes e finas, medindo entre 3 e 5 nanômetros de diâmetro, que podem ser usadas em diferentes dispositivos. Mas uma novidade, divulgada no início de maio pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, causou surpresa: um nanofio espiralado com a forma de um pinheiro. Os autores da invenção foram o professor Song Jin e seu aluno Matthew Bierman. Os dois desenvolveram a “nanoárvore” fazendo uma pequena modificação na síntese da técnica conhecida como deposição química a vapor (ou CVD, sigla em inglês de chemical vapor deposition).  Hin e Bierman acreditam que o novo método de crescimento de nanofios inventado por eles dará aos pesquisadores de vários setores meios mais eficazes de criar novos nanomateriais para aplicações como circuitos integrados de alto desempenho, biossensores, células solares, LEDs e lasers.