Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Fundos setoriais em debate

A comunidade científica paulista recebeu bema visita do Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Sardenberg, à FAPESP,no dia 16 de maio.Ele esclareceu uma série de pontos dos projetos dos fundos setoriais para pesquisa, encaminhados ao Congresso Nacional pelo governo federal. Na platéia do auditório da Fundação estavam a presidente da Sociedade Brasileira parao Progresso da Ciência (SBPC), Glaci Zancan, diretores de 28 sociedades científicas ligadas à SBPC e diversos representantes de institutos de pesquisa e universidades.

Mesmo os mais críticos ao encaminhamento da política científica e tecnológica do governo elogiaram a atitude do ministro em dialogar com os pesquisadores. Sardenberg falou da necessidade e da importância dos fundos como uma das soluções para suprir os recursos para pesquisa do MCT, além de expandir a interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo (veja entrevista do ministro na edição 52 de Pesquisa FAPESP ). Os fundos previstos são de informática, telecomunicações, energia, recursos hídricos, mineral, transporte e espacial.

Estão em estudo os fundos de saúde, agronegócios e aeronáutica. O ministro também esclareceu quea perspectiva dos fundos incorpora o conjuntoda ciência, tantoem aplicações tecnológicas como básicas. Agora é esperar a aprovaçãodos primeiros fundos, que devem agrupar um totalde R$ 1,2 bilhão no próximo ano.

Republicar