3D Real

Futuro em 3D Real

ScienceImagem holográfica captada em 3DScience

Pela primeira vez pesquisadores conseguiram substituir os feixes de laser usados na geração de hologramas por uma fonte comum de luz branca. A pesquisa, publicada por japoneses da Universidade de Osaka na Science de 8 de abril, pode ser o começo para a criação de telas com imagem realmente em 3D e com menor custo. As telas tridimensionais atuais imitam a ilusão de profundidade pela sobreposição de duas imagens 2D. Assim, é necessário o uso de óculos especiais. A holografia já fornecia imagens 3D reais, mas até hoje apenas em preto e branco. Para conseguir o colorido, os cientistas criaram uma técnica holográfica baseada em plásmons de superfície, com a geração da imagem feita com a atividade de nuvens de elétrons que se deslocam pela superfície de um filme metálico. Ao fazer a difração dos plásmons, as ondas de elétrons livres geram hologramas multicoloridos nos quais, independentemente do ângulo, os objetos são vistos com a mesma cor do original. Com um detalhe: os plásmons de superfície são excitados pela luz branca.