Gargalos colombianos

A Colômbia terá acesso a um empréstimo de US$ 500 milhões do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento para expandir sua capacidade científica e tecnológica. O dinheiro será liberado em dois estágios. No primeiro, entre 2011 e 2013, cada banco vai oferecer US$ 25 milhões, que serão utilizados em gargalos como a criação de um sistema de informação em ciência e tecnologia eficiente e de programas para atrair bons pesquisadores colombianos radicados no exterior. A segunda parte, num total de US$ 450 milhões, virá depois de 2013 e irá financiar projetos em áreas estratégicas, como novos materiais, biodiversidade e biocombustíveis. Alejandro Caballero, funcionário do Banco Mundial que coordenou a montagem do empréstimo, disse que o fortalecimento do sistema científico e tecnológico da Colômbia permitirá melhorar a competência dos cientistas do país e poderá encorajar entidades públicas e empresariais e investir em pesquisa e desenvolvimento. Desde 2005, Argentina, Chile, México e Uruguai receberam empréstimos em moldes semelhantes do Banco Mundial.