Mundo

Genes organizados na Internet

Dois cientistas espanhóis – Robert Hoffmann e Alfonso Valencia, do Centro Espanhol de Biotecnologia (CNB/CSIC), em Madri – desenvolveram uma ferramenta para a Internet chamada iHOP (Information Hyperlinked over Proteins) destinada a ajudar pesquisadores a explorar literatura científica e reunir informações de maneira ordenada.

De acordo com os criadores da ferramenta, o iHOP converte milhões de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional de Medicina (PubMEd) numa rede de referências interligadas sobre genes, proteínas, mutações, doenças e compostos bioquímicos. Basta digitar o nome do gene na página do serviço e esperar alguns segundos.

Em seguida o usuário poderá conhecer, num universo de 14 milhões de trabalhos disponíveis, quais citaram a referência procurada. A dupla Hoffmann e Valencia espera que a Internet provoque uma revolução nas ferramentas de pesquisa capaz de aproximar mais a biomedicina da comunidade científica e também do público leigo. O novo serviço de busca pode ser encontrado no endereço www.pdg.cnb.uam.es. (Nature Genetics, 1º de julho)