Uma pesquisa desenvolvida como parte das atividades de um projeto sobre acervos museológicos identificou recentemente uma coleção de 28 gravuras norte-americanas que estavam armazenadas há mais de seis décadas na reserva técnica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Doada ao Brasil em 1951 pelo empresário e político norte-americano Nelson Rockefeller (1909-1979), a coleção descoberta mostra que a gravura funcionou como plataforma inicial para circulação da produção artística dos Estados Unidos no cenário nacional. Até a década de 1950, a cena artística brasileira estava voltada à produção europeia. A descoberta desse conjunto de gravuras evidencia um momento em que a arte norte-americana começou a circular de maneira mais intensa no Brasil. A historiografia sabia da existência de alguns desses trabalhos, mas desconhecia que eles faziam parte de uma coleção, que foi pensada e doada ao Brasil como parte dos esforços norte-americanos de ampliar a circulação de obras de arte do país em território nacional.
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Gravura norte-americana no Brasil
O britânico Stanley William Hayter (1901-1988) fundou o Atelier 17 em Paris, em 1927, mas em 1940, após a invasão da França pelos nazistas alemães, se mudou para Nova York. "Tarantelle" é um dos seus trabalhos mais famosos.
Stanley William Hayter
Londres, England, 1901 - Paris, France, 1988
Tarantelle (Tarantela), 1943
verniz mole e buril em cores sobre papel (tiragem: 27/50)
Coleção MAC-USP
© Hayter, Stanley William / AUTVIS, Brasil, 2019
Foto: Ding Musa