Imprimir PDF Republicar

Psicologia

Habilidades sociais

O artigo “Treinamento de habil idades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento” descreve um programa de treinamento de habilidades sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. Os autores são Maria Isabel Santos Pinheiro, Vitor Geraldi Haase e Claret Luiz Dias Amarante, da Universidade Federal de Minas Gerais, Almir Del Prette e Zilda Aparecida Pereira Del Prette, da Universidade Federal de São Carlos. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguir instruções, independência etc.), expressão afetiva, entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais participantes. A julgar pela assiduidade e pelos resultados das entrevistas e inventários, o programa foi bem aceito pelos participantes, o que revela validade social. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas dessa clientela.

Psicologia: Reflexão e Crítica – vol. 19 – nº 3 – Porto Alegre – 2006

Republicar