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Tecnociência

Hidrogênio no avião

Até o final do ano um pequeno avião monomotor deverá fazer um vôo tripulado na Espanha com um sistema de propulsão formado por uma célula a combustível, equipamento que usa o hidrogênio para gerar energia elétrica, e baterias de lítio, semelhantes e mais potentes que as usadas em celulares. O avião é um protótipo da Boeing, gigante norte-americana que conta nesse projeto com parcerias de várias empresas e universidades espanholas, e de companhias alemãs, austríacas, inglesas, francesas e norte-americanas. Silenciosa e com índice zero de emissão de poluentes, a tecnologia de célula a combustível é a mais indicada para gerar eletricidade e substituir os motores que queimam derivados de petróleo. A indústria automobilística já estuda seu uso e tem vários protótipos com esse tipo de equipamento e agora é a vez da indústria aeronáutica. No caso do Boeing Phantom Works, o sistema com hidrogênio vai ser utilizado no vôo de cruzeiro, fora das etapas de decolagem e subida para atingir altitude, quando a célula contará com a ajuda das baterias. O sistema de célula e baterias aciona um motor elétrico, que por sua vez faz movimentar uma hélice convencional. A Boeing também analisa o emprego de células a combustível para sistemas secundários numa aeronave. Esse uso está mais perto de se tornar comercial e equipar os aviões dentro de dez a 15 anos.

1 Bateria de lítio
2 Tanque de hidrogênio
3 Controle e distribuição de potência
4 Motor de controle e inversão de potência
5 Sistema de controle da célula  a combustível
6 Centro da célula a combustível
7 Filtro de ar
8 Sistema de controle da célula  a combustível
9 Reservatório de água
10 Radiador
11 Motor elétrico

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