guia do novo coronavirus
Imprimir Republicar

Projetos inovadores

Ideias inovadoras

Brasil seleciona representantes para competição internacional

ssss

Carlos FioravantiOs 12 finalistas do Falling Walls SP apresentaram suas propostas de projetos inovadoresCarlos Fioravanti

André Brandão, professor da Universidade Federal do ABC, e Francisco Lage, estudante de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vão representar o Brasil em uma competição internacional de ideias inovadoras, a Falling Walls Lab 2015, que vai ocorrer no dia 8 de novembro, em Berlim, e terá concorrentes de vários países.

Os representantes brasileiros foram escolhidos entre os 12 finalistas e 62 inscritos da Falling Walls SP, realizada na última quinta-feira, 17, no auditório da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Esta é a segunda edição do evento, realizado simultaneamente em outros 21 países. Os participantes tiveram de apresentar seus projetos de uma forma incomum: tinham apenas três minutos para mostrar suas propostas e convencer os jurados do impacto social e econômico de seu trabalho.

Brandão apresentou um jogo eletrônico de estímulo a crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar. Lage propôs a instalação de painéis solares flutuantes sobre reservatórios de hidrelétricas como forma de dobrar a produção de energia.

A Falling Walls é uma fundação sem fins lucrativos criada em 2009, com apoio do Ministério da Educação e da Ciência alemão, com o propósito de identificar e valorizar ideias inovadoras propostas por pesquisadores e estudantes de até 35 anos.  O concurso é organizado em 38 países pela consultoria A.T. Kearney com a ajuda de parceiros locais. No Brasil, a etapa classificatória foi realizada com a colaboração do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo e a Universidade Mackenzie. Os vencedores nos concursos regionais se credenciam para representar seu país no evento em Berlim, no qual também terão três minutos para apresentar suas propostas.

Republicar