Tecnociência

Identificado vírus bovino no Brasil

Terminou uma busca de quase dez anos. Uma equipe da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu isolar e caracterizar pela primeira vez o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) no Brasil, que causa graves problemas respiratórios sobretudo em bezerros. Pertencente ao gênero Pneumovirus, com um genoma que codifica (produz) apenas dez polipeptídeos, o BRSV foi identificado em amostras colhidas no Rio Grande do Sul, em um trabalho conjunto entre o Instituto de Biologia e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, publicado na edição de fevereiro do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Os pesquisadores procuravam o vírus desde 1992, a partir de indicações de que mais da metade dos animais examinados, provenientes das principais regiões de rebanho bovino do país, apresentavam anticorpos contra o vírus. Hoje, segundo Clarice Weis Arns, pesquisadora do Instituto de Biologia que coordenou o estudo, o BRSV encontra-se bastante disseminado: infectou cerca de 70% do rebanho bovino nacional. A caracterização do vírus brasileiro pode auxiliar no diagnóstico e no desenvolvimento de vacinas e medidas preventivas mais eficazes que as atuais.