Intimidade indecente

eduardo cesarTomateiro: raiz abriga parasitaseduardo cesar

Invadir células vegetais não é fácil. Elas são protegidas por paredes celulares, muralhas feitas de celulose, hemicelulose e pectina. Os animais em geral não conseguem romper essas barreiras, mas muitas bactérias produzem compostos que dissolvem essas moléculas. Foi justamente um conjunto de genes responsáveis pela produção desses compostos que algumas espécies ancestrais de nematódeos, vermes com 2,5 milímetros de comprimento, copiaram das bactérias. Essas chaves químicas abriram a eles as portas para explorar novos recursos e, por isso, foram incorporadas ao longo da evolução ao arsenal genético de nematódeos como o Meloidogyne incognita, que vive nas raízes de tomateiros, segundo o trabalho de Etienne Danchin, do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, na França (PNAS). O grupo francês constatou que genes copiados de bactérias foram duplicados, modificados e ganharam novas funções nesses nematódeos. Eis um belo exemplo de transferência lateral de genes – troca de genes entre espécies diferentes –, razão de debates acalorados entre evolucionistas (ver Pesquisa FAPESP nº 159).