Imprimir Republicar

Boas práticas

Investigação aponta má conduta de pesquisador japonês em artigo sobre câncer de mama

Uma investigação realizada pela Universidade de Okayama, no Japão, concluiu que o biólogo celular Atsunori Kamiya, professor da Escola de Medicina, Odontologia e Ciências Farmacêuticas da instituição, publicou dados falsos em um artigo sobre fatores relacionados à progressão do câncer de mama publicado em 2019 na revista científica Nature Neuroscience. Segundo o relatório feito por um painel de investigadores, divulgado no final de março, foram encontrados 113 indícios de fabricação de dados, além de problemas envolvendo imagens do paper – que já havia sido sinalizado como problemático por outros pesquisadores no site PubPeer em 2021.

Convocado pelos investigadores a apresentar os dados brutos em que baseou seu estudo, Kamiya informou que não dispunha mais deles, pois, segundo disse, o disco rígido que os armazenava caiu e quebrou durante um terremoto de junho de 2018 no norte de Osaka. Alegou, ainda, que, versões preliminares do paper foram destruídas por líquidos químicos que caíram sobre elas no mesmo terremoto. A universidade recomendou a retratação imediata do trabalho, que já foi citado 134 vezes, de acordo com dados do Web of Science. Um editor da revista disse ao site Retraction Watch que está avaliando o caso e em breve deve anunciar se corrige ou retrata o paper.