Estratégias

Investimento no mundo das moléculas

O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decidiram investir em nanociência e nanotecnologia – a habilidade de trabalhar átomo por átomo, para criar grandes estruturas com organização fundamentalmente molecular (um nanômetro corresponde a um bilionésimo de metro). As novas linhas de financiamento prevêem a implantação de redes de pesquisa em três áreas: materiais nanoestruturados, nanobiotecnologia/nanoquímica e nanodispositivos.

As aplicações já são visíveis em produtos da área de medicina, nos cosméticos, nas indústrias automobilística, aeronáutica e espacial. O Laboratório de Microscopia Eletrônica do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) tem extenso trabalho na área. A foto acima, por exemplo, é um fio nanométrico de ouro formado por apenas cinco camadas atômicas, com um diâmetro igual à milionésima parte do milímetro.

“O tipo de pesquisa feita com esse fio pode ter importantes conseqüências na constante miniaturização dos circuitos eletrônicos”, diz Daniel Ugarte, pesquisador do LNLS. A competição no setor é grande – só os Estados Unidos devem investir US$ 495 milhões este ano. Mais informações sobre as linhas de financiamento de projetos nessa área no site do CNPq (www.cnpq.br).