Tecnociência

Laboratório sobre patas

NIC DELVES-BROUGHTON / UNIVERSITY OF BATH

Vitrine imunológica: lagarta reage a genes de bactériasNIC DELVES-BROUGHTON / UNIVERSITY OF BATH

Lagartas da mariposa do tabaco podem revelar muito sobre o sistema de defesa humano. O grupo de Nick Waterfield, da Universidade de Bath, Inglaterra, está usando essas lagartas como laboratório vivo para estudar a virulência de bactérias – uma técnica que batizaram de anotação rápida de virulência (RVA, na sigla em inglês). Em vez de estudar o genoma completo das bactérias, os pesquisadores quebram o DNA e inserem apenas genes específicos nas lagartas. Em seguida avaliam a resposta imunológica, que lhes fornece informações detalhadas sobre como as bactérias atacam o organismo – gene por gene. Como muitas espécies de bactéria infectam tanto vertebrados como invertebrados, os resultados obtidos com as lagartas podem ser extrapolados para mamíferos e até mesmo seres humanos (London Press Service). O procedimento reduz o número de animais necessários para a realização de experimentos e é mais seguro para os pesquisadores, que trabalham com genes isolados, e não com as bactérias inteiras, que poderiam infectá-los por acidente.