geologia

Lago de lava coberto de gelo

NASACavidades dentro de um vulcão nas bordas da Antártida guardam magma fundidoNASA

Em 2001, imagens de satélites indicaram algo estranho: sinais de um lago borbulhante de rocha derretida no fundo de um vulcão de uma ilha perto da Antártida, habitada apenas por pinguins, elefantes marinhos e albatrozes. Em 2019, outras análises por satélite indicaram uma variação de temperatura, de 284 graus Celsius (°C) a 419 °C, no fundo da cratera – era o primeiro indício mais consistente de um lago de lava, que seria o oitavo já identificado. Para confirmar, Emma Nicholson, vulcanóloga da University College London, no Reino Unido, visitou pela primeira vez o Monte Michael, um vulcão ativo com 843 metros na Ilha Saunders, nas Ilhas Sandwich do Sul, em 2020, mas o clima hostil a fez desistir no caminho. Com seu grupo, voltou em novembro de 2022 e confirmou: era mesmo um lago de lava, com uma área estimada em 10 mil metros quadrados. Um documentário sobre a viagem mais recente foi exibido em outubro em canais a cabo. A descoberta ajudará os cientistas a conhecer melhor a circulação de magma no interior de vulcões (Journal of Volcanology and Geothermal Research, julho de 2019; LiveScience, 24 de outubro).