Um estudo feito por pesquisadores da China e dos Estados Unidos avaliou o conhecimento de 514 estudantes chineses que fazem pós-graduação em medicina sobre alguns tópicos de integridade científica e o funcionamento de Comitês de Ética em Pesquisa. O trabalho, publicado na revista BMC Medical Education, foi realizado entre maio e julho de 2021 e se baseou em um questionário respondido por meio de um aplicativo popular na China, o WeChat, por alunos de mestrado (83,5% do total) e de doutorado (16,5%) de uma escola de medicina e dois hospitais afiliados a ela na região centro-sul da China. No universo de participantes, a maioria tinha entre 23 e 27 anos (82,5% do total), era mulher (62,5%) e estava no primeiro ano do curso (86,4%).
No rol de resultados positivos, constatou-se que 63,2% dos alunos estavam familiarizados com a atuação de comitês de ética e 90,7% os consideravam úteis. Quase a totalidade dos participantes (94,9%) concordou que um curso de ética em pesquisa deveria ser obrigatório para os pós-graduandos médicos. Já no rol dos resultados negativos, apenas 46,7% conheciam as diretrizes éticas para pesquisa com seres humanos, 30,7% acreditavam que o escrutínio de sua pesquisa por um comitê de ética implicaria atrasos e dificuldades e 27,4% consideraram aceitável a fabricação de alguns dados ou resultados para melhorar as conclusões de um estudo, se isso não prejudicar pacientes.
Os autores do artigo, afiliados à Universidade do Centro-Sul, em Changsha, capital da província chinesa de Hunan, e à Universidade Yale, nos Estados Unidos, destacaram a necessidade de fortalecer os cursos de ética em pesquisa e aperfeiçoar seus programas para que os alunos possam ter uma compreensão mais ampla da legislação chinesa e de regulamentos internacionais. Também sugeriram que os comitês de ética sejam mais didáticos e transparentes, a fim de que os jovens médicos compreendam melhor seus processos e objetivos, e que se cultive um ambiente de integridade nas escolas médicas para aumentar a conscientização dos alunos.
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