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Mundo

Locomotiva com célula a combustível

O maior veículo do mundo movido a célula a combustível já está em desenvolvimento. Trata-se de uma locomotiva destinada a cumprir funções comerciais e de defesa, que dispõe de fundos de US$ 1 milhão para o primeiro ano de produção. A célula a combustível converte hidrogênio em eletricidade baseada na eletroquímica, como uma bateria, e não na combustão. É eficaz, silenciosa e não produz emissões poluentes.

O projeto avalia dois tipos de combustíveis capazes de fornecer hidrogênio. Um que utiliza hidridos (composto químico que contém hidrogênio) de metal possível de ser armazenado a bordo e outro que usa hidrido de amônia para geração de hidrogênio fora da composição. No primeiro caso, os testes demonstraram a segurança do armazenamento.

No caso do uso de uma célula a combustível com amônia, trata-se de uma substância que produz uma mistura de 75% de hidrogênio e 25% de nitrogênio. O nitrogênio é separado e evapora para a atmosfera sem causar danos. O projeto foi concebido e é coordenado pela empresa Vehicle Projects LLC de Denver, nos Estados Unidos. O financiamento e a administração são do Centro Nacional Automotivo de Comando e Engenharia, Desenvolvimento, Pesquisa e Armamentos dos Estados Unidos. A locomotiva vai operar por 30 a 40 horas seguidas e deverá ficar pronta em cinco anos.

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