guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Lucros da inovação tecnológica

No simpósio organizado pela Anpei foram apresentados três casos de sucesso do desenvolvimento de tecnologia dentro da empresa, bem expressos em lucros e maior participação de mercado. O primeiro foi o da Embraer, relatado pelo gerente de desenvolvimento tecnológico da empresa, Hugo Borelli Rezende, que detalhou o permanente esforço de inovação tecnológica da empresa para atingir e se manter na liderança do mercado mundial de aviões a jato regionais. No caso da Johnson e Johnson, seu gerente de PeD, Antonio Carlos Ribeiro, mostrou que 41% do faturamento da empresa depende da atividade de PeDeE.

O último caso de sucesso apresentado foi o da Itautec-Philco, com destaque para os sistemas de automação bancária, terminais de pontos-de-venda e o lançamento do Infomusic, um aparelho destinado a amostragem de músicas em CD. A exposição foi feita pelo gerente de desenvolvimento e automação da empresa, Milton Shizuo Noguchi.

Na última partedo simpósio – que até o final do ano serárepetido em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizontee Fortaleza -, o presidente da FAPESP, Carlos Henrique Brito Cruz, explicouos programas de apoio à inovação tecnológica mantidos por esta Fundação: o PITE, Parceria para Inovação Tecnológica, e o PIPE, Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas. Depois de ressaltar que o apoio financeiro da FAPESP tem por objetivo levar o conhecimento para mais perto do desenvolvimento econômico e social, Brito Cruz lançou um desafio para empresários e gerentes de PeD presentes à reunião: “Tragam sugestões e propostas para envolver empresas em projetos que gerem tecnologia e sejam interessantes para a indústria”.

Republicar