Tecnociência

Máquina projeta e fabrica máquinas

Inteligência artificial é o assunto: uma máquina computadorizada e programada segundo leis da seleção natural projeta e fabrica pequenos robôs que se movem sozinhos. A façanha inédita é dos cientistas Jordan Pollack e Hod Lipson, da Universidade de Brandeis, em Massachusetts (EUA), que desenvolvem o Projeto Golem (Genetically Organized Lifelike Electro Mechanics ). Os robozinhos são feitos de 10 a 20 peças plásticas, fios que compõem um “sistema nervoso” rudimentar e motores miniaturizados que lhes permitem arrastar-se por uma superfície horizontal.

“É a primeira vez que robôs são roboticamente projetados e roboticamente fabricados”, dizem os pesquisadores. Primeiro, o programa de computador produz desenhos de robôs ao acaso, depois seleciona os que considera mais capazes de se mover no mundo real e então comanda a máquina que os fabrica. Os pesquisadores apenas obedecem ao computador em pequenas tarefas, como a de conectar os motores. Entre os exemplares mais hábeis estão os que foram chamados Tetra (de forma piramidal), Flecha, Cobra e Caranguejo.