mundo

Mares quentes atraem chuva

À medida que os oceanos tropicais continuam a esquentar, seguindo uma tendência de 20 anos, as chuvas quentes nos trópicos tendem a se tornar mais freqüentes, segundo um estudo da Nasa, a agência espacial norte-americana. Em um artigo na revista Geophysical Research Letters, William Lau e Huey-Tzu Jenny Wu, do Centro de Vôo Espacial Goddar em Greenbelt, Maryland, uma das unidades da Nasa, comprovam a teoria segundo a qual padrões de evaporação e precipitação podem se intensificar em algumas áreas devido ao aumento da temperatura.

Eles se valem de observações de satélite mostrando que o índice com que a chuva quente esvazia as nuvens de água é substancialmente mais alto do que previam os modelos de computador. De acordo com os pesquisadores, chuvas quentes leves, resultantes do aumento da temperatura dos oceanos, elevam substancialmente a precipitação. “Existe um cenário onde o clima mais quente trará mais chuva quente”, disse Lau.

A pesquisa mostra que, para cada grau a mais na temperatura da superfície do mar, a taxa com que a nuvem se desfaz em água quente de moderada a leve nos oceanos tropicais sobe de 8% a 10%. As chuvas quentes representam cerca de 31% do total de precipitações do planeta e 72% do total de chuva sobre os oceanos tropicais, o que significa que desempenham papel crucial no ciclo da água.