Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Medição mais precisa

Engrenagens, chapas, portas, parafusos e outros materiais metálicos que entram na composição de um carro são checados por uma máquina, instalada nas montadoras, para avaliar se a propriedade de dureza corresponde ao padrão exigido pela indústria automobilística. Mas, se a máquina não estiver calibrada corretamente, os resultados apontados pela medição serão incorretos.

Para garantir a qualidade desse processo produtivo, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, desenvolveu blocos-padrão para calibrar máquinas de medição de dureza, um produto inédito no Brasil.

Na etapa inicial do projeto, foram especificadas as matérias-primas usadas no Brasil, que passaram por análises químicas. Também foram feitas avaliações microestruturais, antes e depois de essas matérias-primas serem transformadas em blocos. A tecnologia para a fabricação dos blocos foi transferida para a empresa Mitutoyo Sul-Americana, instalada em Suzano (SP).

Republicar